Qual a diferença entre logotipo e logomarca?

qual-a-diferenca-entre-logotipo-e-logomarca

Qual a diferença entre logotipo e logomarca?

Nosso post de hoje vamos explicar a vocês Qual a diferença entre logotipo e logomarca, se á realmente uma diferença ou não entre esses dois termos, muitas vezes nem os próprios profissionais sabem dizer Qual a diferença entre logotipo e logomarca.

Uma das perguntas mais recorrentes nos cursos de Marketing e Comunicação Social é a referente às diversas nomenclaturas do logo ou marca de uma empresa. Diversas disciplinas discorrem sobre o assunto: Desde a semiótica até modelos de gestão. Cada qual apresenta a sua defesa e seus argumentos para determinar o que é um logo. Mas, independente das diferentes definições que são dadas ao logo, a verdadeira pergunta que fica é: “Logo” é a abreviação de “Logotipo” ou de “Logomarca”? O que é um símbolo? Marca? E, em qualquer dos casos, qual a real diferença entre um e outro?

Lembrando que nós temos outros posts bem interessantes sobre marketing digital como, Como Anunciar no Facebook  e Como fazer um site em curitiba  e saiba onde criar logomarca Curitiba;

Logotipo é a representação mais aceita pelo mercado publicitário, por ser a mais antiga. Muitos consideram a logomarca como um neologismo, ou uma palavra inventada para representar uma nova forma de logotipo.

Esta corrente defende que o logotipo é a marca da empresa escrita em uma determinada forma. Utiliza-se uma família de tipos ou de fontes específica que caracterizem a empresa. O Logotipo é portanto, uma forma em que pode ser lido o nome da empresa. A Sony, A Google, A JVC e a Petrobrás são exemplos de empresas que utilizam logotipos. Veja alguns exempos:

qual-a-diferenca-entre-logotipo-e-logomarca

 

Note nos logotipos acima que todos eles são formados com letras em tipologias diferentes, o que faz com que sejam associados às suas empresas imediatamente.

Quanto aos desenhos avulsos, utilizados na identificação das empresas, como o “c” da Nike e a maçã da Apple, são chamados pelo mercado de símbolos ou marcas. Podem ser desenhos geométricos, sinais, representações, animais, ou qualquer outro, desde que não utilizem o nome da empresa por extenso.Por serem símbolos, são convencionados. Ou seja, Um pessoa que nunca tenha visto o desenho do Panda associado à ONG WWF, nunca saberá que o símbolo se refere à instituição. Da mesma, alguém que veja uma concha amarela e nunca tenha conhecido a Shell, não associará o símbolo à organização. Alguns símbolos podem ser associados pelo significado. Assim a maçã pode remeter à empresa, já que em inglês, tanto o símbolo como o nome da empresa se referem à expressão “Apple”. Da mesma forma a concha amarela, que em inglês se chama Shell. Mas nunca haverá a certeza a respeito de qual símbolo se refira a qual marca a não ser que alguém em algum momento tenha nos mostrado o símbolo associado à empresa.

diferenca-entre-logotipo-e-logomarca

Já logomarca seria o desenho de um símbolo que representasse a empresa, associado ao nome. mas que não obrigatoriamente utilizasse tipos (ou letras). A maçã da Apple, associada ao nome da empresa  seria uma logomarca e  “Google” escrito em letras seria um logotipo. Veja exemplo de logomarcas na tabela abaixo:

logomarca-x-logotipo

Assim, para acabar com a discussão, neologistas afirmam que se o nome da empresa é formado por letras se trata de um logotipo (um logo formado por tipos) e se houver desenhos ou estilização, será uma logomarca (logo formado por marca). Portanto, por via das dúvidas as pessoas costumam se referir a qualquer um dos casos com a expressão “logo” já que a diferenciação descrita pelos neologistas não é totalmente aceita por correntes mais tradicionais.

Dessa forma, a definição mais bem aceita atualmente é:

Logotipo é a identificação da empresa feita por letras

Símbolo ou Marca é um desenho que identifique a empresa

Logomarca é a união do símbolo ou marca com o Logotipo.

Os logotipos, símbolos e logomarcas estão tão associados à empresa que representam que, muitas vezes, se algum elemento for alterado ou se o próprio nome da empresa for mudado, a pessoa continuará “enxergando” a empresa original. Veja as imagens abaixo com atenção. O trabalho foi feito por Mario Amaya e publicado em seu blog.

como-criar-uma-logomarcas

Qual a diferença entre logotipo e logomarca?

De uma maneira mais simples uma explicação bem clara sobre qual a diferença entre logotipo e logomarca abaixo:

Para se produzir uma marca, o primeiro passo é definir que tipo você quer criar. Para tanto, aqui segue a definição de cada uma:
SÍMBOLO: é um ícone ou ilustração abstrata para representar ou lembrar a empresa. Veja o exemplo da figura ao lado.

LOGOTIPO: é formado pelo NOME da empresa, escrito em extenso, de forma estilizada ou com algum design nas letras. Veja os exemplos da figura ao lado.

LOGOMARCA: é a junção do SÍMBOLO com o NOME da empresa. Veja o exemplo da figura ao lado.
Observe que a principal diferença entre o LOGOTIPO e a LOGOMARCA é que na LOGOMARCA, o SÍMBOLO não participa do NOME da empresa. Já no LOGOTIPO, o próprio NOME faz parte do SÍMBOLO.

COMPLEMENTO: é qualquer informação complementar (palavra ou imagem) adicionada ao conjunto da LOGOMARCA. O COMPLEMENTO tem como finalidade identificar ou destacar alguma característica da empresa. No exemplo da figura ao lado, a frase “Sempre o menor preço” faz parte da LOGOMARCA.

Esperamos que tenham gostado do post sobre qual a diferença entre logotipo e logomarca, deixe sua opinião, comente abaixo e caso deseje um orçamento de logomarca mande um e-mail para [email protected] ou ligue para 41 3222-8621.

 

 

 

 

Qual a diferença entre logotipo e logomarca? 5.00/5 (100.00%) 7 votes
About Author: admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

News

Cadastre-se e receba nossos posts por email Grátis. É simples e Fácil.